Web analytics é o processo de monitorar, medir, coletar, analisar e produzir relatórios de dados a partir da navegação e interação gerados pelos usuários na internet.
O trabalho de web analytics é coletar e analisar os dados para auxiliar o gestor no processo decisório. Ajuda a otimizar o investimento, ou seja, onde existe chances de obter o melhor resultado.
Conheça 5 ferramentas para análise de dados:
- Google Analytics
- Google Data Studio
- Web Trends Analytics
- Adobe Analytics
- Tableau
Vamos focar no Google Analytics:
O Google Analytics é um serviço oferecido de forma gratuita pelo Google.
A ferramenta apresenta estatísticas completas de visitação do seu site, seja ele um blog, um e-commerce ou um site institucional.
Objetivos
- Otimizar suas campanhas de marketing e o uso do Google Adsense;
- Entender o comportamento do seu público (visitantes).
Entenda alguns relatórios gerados pelo Google Analytics:
- Número total de visitantes: visitantes que retornaram ao seu site e os que o visitaram apenas uma vez;
- Origem do tráfego: o Analytics mostra de onde os acessos do seu site estão vindo;
- Resultados de e-commerce: relata como está o desempenho da sua loja virtual;
- Metas: especifica quais metas traçadas foram alcançadas;
- Mídias sociais: mostra quais ações de redes sociais estão tendo mais acessos;
- Campanhas: exibe as campanhas de marketing que estão tendo os melhores resultados.
Conta de demonstração
O Google oferece uma conta demo para que usuários possam verificar todas as funcionalidades e relatórios da ferramenta.
Para acessar a conta de demonstração, clique aqui.
Se você já tiver uma Conta do Google, deverá fazer login nela. Caso não tenha, crie uma e depois faça login.
Divirta-se!
Deixe um comentário