Marketing
Por Francelle Jacobsen 15 mai 2023

O briefing é um conjunto de ações e estratégias que são passadas para um grupo de pessoas para que certo problema possa ser resolvido.
Trata-se de um documento amplamente utilizado em publicidade, administração e design, consequentemente também é usado em  marketing digital.

Conheça algumas vantagens do briefing:

  • Produtividade. Gasta-se menos tempo de produção.
  • Resultados alinhados. O conteúdo é entregue de acordo com o pedido e, consequentemente, as chances de haver refações são menores.
  • Organização. Um formulário de briefing ajuda no registro do pedido e no prazo de entrega.
  • Planejamento. O briefing é a primeira etapa do planejamento.
  • Inspiração. O briefing ajuda a organizar as ideias e os prazos das pessoas envolvidas na produção.

Como compartilhar suas ideias?
Os grupos de WhatsApp são bons apenas para quem deseja compartilhar informações de forma descentralizada. Muitas vezes, detalhes importantes se perdem em meio a várias mensagens. Recomenda-se a utilização de ferramentas de gerenciamento de tarefas  ou fluxo de trabalho como Trello, Asana, Notion, entre outras.

Eu, por exemplo, gosto de trabalhar com o Google Forms para compartilhar formulário de briefing para o cliente responder, e crio uma área de trabalho ne Trello com todas as etapas do projeto, demandas e pessoas envolvidas.

Conheça os itens  necessários para um briefing bem elaborado e completo:

1. Objetivos do Projeto
2. Responsáveis e dados de contato
3. Contexto da empresa
4. Prioridade
5. Orçamento
6. Público-Alvo e persona
7.Pesquisa de mercado
8. Determine o escopo do seu briefing em etapas
9. Portfólio
10. Estilos
11. Objeções
12. Resolução de problemas
13.Concorrentes

14. Prazos
15. Preferências pessoais do cliente
16. Informações adicionais

Vale destacar que cada projeto tem suas particularidades, portanto o modelo acima pode ser facilmente adaptável.

Agora que você sabe a importância do briefing de um projeto, que tal colocar em prática?
Espero ter ajudado!